Quarta-feira boa pra gente comentar sobre a instabilidade no Planeta Terra.
Uma das características do relevo brasileiro é que ele é estável. Além disso é bastante antigo e com baixas altitudes. Mas como explicar o caso de tectonismo em Mara Rosa G.O, Estrela do Norte G.O e outras cidades brasileiras onde já foram registrados terremotos?
São apenas as nossas falhas geológicas (espécie de fraturas e feridas nas rochas que fazem com que ocorra certa instabilidade em momentos em que há acomodação destas rochas).
Ontem foi na costa leste americana, no Japão todo dia tem terremoto e perto de nós, no Chile a instabilidade é constante.
Eu pessoalmente acredito que as explosões solares quando muito intensas interferem na ação dos agentes endógenos, isto é, internos do nosso planeta, fazendo com que ocorra ações de vulcanismo e tectonismo.
Apesar de...
Apesar de estarmos seguros, no centro da placa-sul americana, apesar de termos apenas algumas falhas geológicas no território brasileiro, devemos ficar atentos, pois pode acontecer um terremoto de magnitude maior, principalmente nas regiões sudeste e nordeste, onde temos uma certa concentração populacional, com prédios altos que não foram construidos com molas e amortecedores (coisa que acontece no Japão), rsrs.
Abaixo divido com vocês o mapa com a localização das principais falhas geológicas brasileiras (em vermelho):
Tudo pode acontecer...Hoje ensino que é pouco provável, mas eu percebo que "coisas" e "fatos" novos vem acontecendo...no meu tempo, por exemplo, eu aprendi que não tinha furacão no Brasil...e olha o que aconteceu...apareceu o Catarina.
Furacão Catarina 2004
Vamos vivendo e sobrevivendo então...
Mantenha-se estável portanto!
Abçs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário