Geografia é o modo inteligente de aprender sobre o mundo.

SEJA BEM VINDO(a),

Aqui será um espaço para comentarmos e debatermos sobre os principais acontecimentos da atualidade.
Também darei minha opinião a cerca de vários assuntos, mas quero saber a sua opinião...
porque aqui, sua opinião importa muito e pode salvar o mundo!!! Comenta aí.





quarta-feira, 18 de maio de 2011

Muda ou não muda?

Ao longo da história, o mapa político brasileiro passou por mudanças.
Os limites estaduais já foram bem diferentes, a capital do Brasil mudou, as regiões tinham outros nomes como região este, leste setentrional e a grafia também era diferente, Goiaz antes era escrito com z...A última grande mudança foi a criação do estado de Tocantins, em 1988.

Atualmente o Brasil está dividido em 5 macroregiões e são 26 estados e 1 DF.
A novidade que muitos amigos brasileiros não sabem (mas que meus maravilhosos alunos já estão sabendo), é que está em discurssão novas alterações para o mapa político do Brasil. Com a criação de mais estados. Observe abaixo uma das propostas:

Devemos pensar sobre as razões econômicas que podem ser utilizadas por um lado, para justificar, e, por outro para opor-se ao possível desmembramento.
Fica evidente que teremos aumento da corrupção, desvio de verba, desvio da merenda e que também serão novos deputados e senadores recebendo todos aqueles benefícios que me incomadam, como por exemplo: passagens aéreas, auxílio palitó, auxílio viagem, gasolina, moradia, etc e etc...e o lado bom? geração de empregos, melhor organização espacial, desenvolvimento de áreas inóspitas e até então pouco povoadas...
Não estou preocupada somente com a corrupção. Meu aluno e muitos cidadãos mal sabem localizar os estados brasileiros já existentes, imagina com pelo menos mais 9 estados...e como fica a bandeira do Brasil?
Acho muito feio um brasileiro não saber identificar e localizar todos os estados e o pior é que acontece com profissionais de várias áreas. Por isso, insisto tanto no Mapa do Brasil e no Mapa Mundi.
Será que você é a favor de tais mudanças? Eu sou contra.
Anota aí então um novo estado pra conhecer: Aripuanã (desmembrado do estado de Mato Grosso).
Vai dar o que falar, não é mesmo?
Abçs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário